sexta-feira, 13 de abril de 2012

Anderson Simas Luciano (Tcheco)


Foi com esse cara, Anderson Simas Luciano, mais conhecido como Tcheco, que eu aprendi a enxergar o Grêmio damaneira como ele é, como ele merece, com Orgulho de Ser Gremista.


Muitos gremistas, irão me crucifica rpelas minhas próximas linhas, alguns nem tanto, mas o fato é que esse caraenquanto esteve no Grêmio, nunca deixou a "peteca" cair. 

O futebol começou a fazer sentido pramim e me interessar, quando o Grêmio foi campeão da série B. A partir dali eu vique torcer pro Grêmio era uma coisa sem igual, um sentimento único, ainda maisvencendo da forma como foi vencido.
Mas como a conquista da série B não éalgo do qual temos de nos orgulhar de todo o pleno, comecei a acompanhar maisde perto os anos seguintes e os jogadores seguintes.

O Tcheco, nunca foi nem um craque dabola, nunca foi unanimidade nos times em que atuou antes. Mas sua passagem noGrêmio me deixa saudades até hoje. Mas como pode um jogador que nuncaconquistou títulos expressivos deixar saudade?

Apesar de não ser craque, Tcheco tinhavirtudes que poucos tinham. Ele brigava pela causa, ele tinha caráter, em momento algum se omitiuna tentativa de levar o Grêmio ao topo novamente, e por pouco não conseguiu. 

Foram duas tentativas muito próximas, a Libertadores de 2007 e o CampeonatoBrasileiro de 2008. Nos dois anos vice, nos dois anos o nosso tricolor tinhatimes que beiravam o horrível, mas Tcheco nunca desistia e consequentemente nãonos deixava desistir também. Suas comemorações sempre com punhos serrados eramretrato de um personagem aguerrido e bravo como conta o Hino do nosso RioGrande do Sul. Tcheco não entrava em campo apenas para concluir sua cargahorária de trabalho e receber seu salário no fim do mês, como muitos fazem no timeatualmente, ele entrava em campo sabendo do peso da camisa que carregava, sabendoo tamanho da torcida que o assistia, sabendo o tamanho da nação a qualdefendia, e dava o seu máximo. 

Faço um pequeno esforço para lembrar algunsjogos em que ele possa ter feito a diferença, e logo me vem a mente o 2x0contra o São Paulo na Libertadores de 2007, onde ele fez o 1º gol, o 2x0 contrao Defensor na Libertadores do mesmo ano e o 1x0 contra o Palmeiras noCampeonato Brasileiro de 2008 onde marcou um gol de falta. Ele era umabençoado, nos momentos em que mais precisavamos de alguém para nos representar,concerteza era nele em quem depositavamos nossas maiores esperanças. Tevemomentos em que ele errou. Teve! Teve momentos em que ele não conseguiu nosajudar. Teve e muitos! Mas ele sempre tentou de todas as maneiras, porque eleacima de tudo era TORCEDOR DO GRÊMIO, ele tinha ORGULHO DE SER GREMISTA!

Hoje, eu,em nome de todos os Gremistas admiradores das tuas façanhas Tcheco, quero tedeixar o nosso MUITO OBRIGADO!

#ObrigadoTcheco


Nenhum comentário:

Postar um comentário