sexta-feira, 6 de abril de 2012

Porque Temos de Vender ?


Acompanhando alguns tweets no Twitter hoje, me deparei com a notícia de que o Mário Fernandes estaria novamente negociando sua saída do Grêmio. Alguns dias atrás até ouvi jornalistas mencionarem que após sua recuperação, este não vestiria mais a camisa do Grêmio, pois já estaria vendido ao Real Madrid.
Toda vez que notícias como esta adentram aos meus tímpanos, me faço a mesma pergunta. Porque temos de vender? Entra ano e sai ano, e sempre perdemos nossos melhores jogadores, mas porque?

Explicações como, dívidas de gestões passadas, salários e investimentos em outros atletas e até mesmo na estrutura do clube, nunca me convenceram. Será que um clube "bem estruturado" como o Grêmio, não consegue se manter por conta própria, sem negociar jogadores anualmente? Será que receitas como, cotas de tv, patrocínios e publicidades, associados e bilheterias, que são receitas prévias que me vêem a cabeça agora de maneira rápida, por si só já não conseguem manter o clube?

Trabalhemos então com a hipótese de que as receitas sem a venda de pelo menos um jogador anualmente não sejam suficientes (o que eu não acredito!), e acabemos por vender o Mário Fernandes no meio do ano. Será que o salário do Pará, Edílson e Gabriel somados não equivalem a mais que o do Mário, que diga-se de passagem é infinitamente melhor do que os três? Concerteza que sim! Porque é o salário de três jogadores, contra o salário de apenas um. Mas é neste aspecto que entra toda a inteligência (coisa que falta na atual) de um administrador/presidente/dirigente, para fazer o simples cálculo de custo/benefício. Será que um dos três jogadores iria nos trazer o benefício que um Mário Fernandes nos traria?

Outro aspecto que fortalece a minha idéia é o quesito idade. Ao vender jovens afirmações, nossos dirigentes vão ao mercado e buscam reposições que além de não oferecerem um custo/benefício a altura do seu antecessor, engatinham em campo por sua avançada idade, ou pior, ao chegarem vindo principalmente do exterior, pelo mesmo fato de estarem com idade avançada, apresentam diversas lesões, principalmente musculares e não desempenham o papel ao qual foram designados.

Nossa (Brasil e Grêmio) cultura salarial no ramo futebolístico, já não se distancia tanto a européia quanto antigamente, acho que podemos fazer um esforço e tratar nosso tão amado Grêmio como um clube de Grandeza máxima, assim como foi tratado em outras gestões e é reconhecido mundialmente, e parar de fazer do nosso Tricolor um estágio de Administradores mal sucedidos. 

Direção (seja a atual ou a futura) vamos manter nossos principais jogadores, vamos fazer a torcida entoar cantos sobre cada um, vamos fazer cartazes enaltecendo-os, vamos valorizá-los, vamos fazer com que eles tenham ORGULHO em vestir o nosso manto e dêem o máximo de si a cada jogo, vamos fazer deles gremistas de verdade, porque o Grêmio é grande, o Grêmio é IMORTAL

#FicaMarioFernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário